TAP Test

TAP TestO TAP TEST é um exame de grande procura atualmente, principalmente pela necessidade de um diagnóstico diferencial da Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN). O exame é realizado em nosso serviço por uma equipe multiprofissional, formada por especialistas da área de neurologia, patologia clínica, neuropsicologia e neurofisioterapia. O teste tem como principal função auxiliar na confirmação diagnóstica e prognóstica da HPN. O exame consiste em duas etapas principais:

Primeira Etapa: Avaliação Fisioterapêutica, onde são realizados testes de desempenho de marcha do paciente.
Avaliação Neuropsicológica, direcionada a avaliação das capacidades cognitivas (memória, rapidez perceptivo-motora e habilidade viso-construtora.
Punção Lombar: Retirada de 30 a 50mL de liquor.

Segunda Etapa: Duas horas após a Punção Lombar, são repetidos os testes Fisioterapêutico e Neuropsicológico para avaliação de possível melhora em comparação aos primeiros testes.

O resultado é considerado positivo quando há melhora objetiva nas medidas de marcha e/ou cognitivas após a punção lombar. Quando positivo, reflete uma chance maior do paciente se beneficiar do tratamento cirúrgico de colocação de uma válvula ventricular. O teste tem duas funções principais:

:

  • Confirma o diagnóstico de HPN.
  • Quando positivo, reflete uma maior chance do paciente se beneficiar do tratamento cirúrgico de colocação de válvula.

 

 

TAP TEST

Busca auxiliar no diagnóstico da Hidrocefalia de Pressão normal e avaliação do possível sucesso da implantação de uma válvula de derivação. É realizado por especialistas, neuropsicólogos e fisioterapeutas, que aplicam testes e avaliam o desempenho quantitativo do quadro clínico cognitivo e função motora/marcha antes e horas após a realização da punção lombar com retirada de grande volume em geral no mínimo 30ml e máximo de 50 ml, com emissão de um laudo final concluindo uma possível melhora ou não do quadro após a punção de drenagem.

Pacientes que realizam o procedimento TAP TEST, e respondem positivamente, com declínio dos sintomas (alteração de marcha, comportamento e incontinência urinária), após a punção, há a indicação da Derivação Ventrículo-Peritoneal (DVP), ou seja, um procedimento cirúrgico, que estabelece uma comunicação entre os ventrículos cerebrais e o peritônio (membrana que recobre a parede abdominal) por meio de um cateter. Isso irá implicar no desvio do líquido cefalorraqueano para a cavidade abdominal, e assim, baixar a pressão no sistema de líquor.

ETAPAS DO TAPTEST (TESTE AMBULATORIAL REALIZADO EM 1 DIA)

1ª parte Avaliação Neuropsicológica e Avaliação de Marcha no Laboratório de Marcha
2ª parte Coleta do Líquido Cefalorraqueano
3ª parte Reavaliação Neuropsicológica e de Marcha

 

hidrocefalia de pressão normal

Para a realização do TAPTEST o CRLiquor conta com instalações físicas confortáveis, equipamentos e estrutura altamente modernizada, trazendo extrema qualidade e atendimento personalizado desde a punção, realizada por médicos especialistas com mais de 30 anos de experiência, passando pela análise do Líquor, até a emissão do laudo conclusivo. Realizamos todos os exames em nossa própria unidade (in house) garantindo assim segurança e agilidade em todos os processos e segurança na liberação dos laudos de todos os dados necessários para o fechamento do diagnóstico.

*Pode-se associar ao TAPTEST a dosagem de biomarcadores da Doença de Alzheimer, que eventualmente pode auxiliar num diagnóstico mais completo do paciente.

Referência: https//:abneuro.org.br

 

Hidrocefalia de Pressão Normal

Introdução 

A Hidrocefalia de Pressão Normal é uma patologia que geralmente acomete homens e mulheres na terceira idade. Caracterizada pelo acúmulo de volume do Líquor – Líquido cefalorraquiano (LCR), nas cavidades cerebrais chamadas ventrículos, que pressiona o cérebro causando alterações neurológicas.

Hidrocefalia de Pressão Normal

A Hidrocefalia é resultante de anomalias genéticas herdadas, ou desordens desenvolvidas principalmente em idosos, mas podendo acometer jovens, sendo estes pacientes de Traumatismo Crânio-Encefálico e consequentemente, aparecer outras patologias neurológicas. Uma estimativa recente revela que o Brasil irá registrar cerca de 10 mil novos casos por ano, devido ao contínuo crescimento da população idosa no país. Alterações motoras, cognitivas ou neuropsicológicas se apresentam na maioria dos casos destes pacientes.

Os sintomas mais típicos são a lentidão nas respostas motoras e no processamento cognitivo. Existe a possibilidade de reversão, mesmo que parcial, do quadro clínico com a diminuição da pressão no sistema do líquor, para isso deve ser realizada uma punção lombar com retirada de 30 a 50ml do líquido cefalorraqueano, com anestesia local sempre que necessária.

 

 

Em caso de dúvidas:

Entre em contato com o seu médico ou com o Laboratório CRM Liquor, tel: (11) 2373-3352.

leia mais sobre Hidrocefalia…

WhatsApp Fale pelo WhatsApp